Conheça formas de atenuar o calor do ambiente durante o verão

 Professora Suzana Fetter Fagundes, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Cesuca, aponta alternativas para suavizar a temperatura dos cômodos de casa em dias quentes. Com a chegada da temporada mais quente do ano, amenizar o calor com mudanças pontuais pode trazer até mesmo economia financeira


Cachoeirinha, 17 de dezembro de 2020 – A primavera está chegando ao fim e com isso a estação mais quente do ano se aproxima: o verão. A partir do dia 21 de dezembro de 2020 se inicia a temporada cujas temperaturas ficam mais altas. Algumas cidades do Brasil, por exemplo, chegam a marcar mais de 40ºC durante o dia. E com o isolamento social por conta da pandemia da COVID-19, muitas pessoas a visita de refresco à praia pode ser um mau negócio.


Pensando em como ajudar as pessoas a tornar suas casas mais arejadas e frescas, a Profa. Suzana Fetter Fagundes, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Cesuca — instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional — preparou algumas dicas simples para amenizar o calor dos ambientes.


Os locais que geram maior acréscimo de temperatura ocorrem, na maior parte das vezes, em superfícies expostas diretamente ao sol, como telhados, paredes e janelas. A professora diz que para minimizar essa aquisição de calor por meio do teto existem algumas soluções como telhas com proteção térmica e mantas de isolamento que podem ser instaladas sob o telhado, além disso o uso de cores claras nas paredes, que atraem menos calor. Nas áreas internas, vale apostar no uso de vegetação como plantas , que contribuem para refrescar o ambiente.


Outra dica, segundo a Professora Suzana, é relacionada às janelas da casa. “A dica é fechá-las nos momentos mais quentes do dia e abri-las em horários em que o sol está mais baixo/fraco. A ventilação é um dos melhores recursos para reduzir a sensação de quentura e o arejo natural pode ser promovido por janelas ou portas de lados opostos da casa”, explica. Ainda que não mude a temperatura do local em si, de acordo com a especialista a ventilação traz uma sensação de suavização do calor.


Além dessas orientações, ela indica outro ponto importante no combate às altas temperaturas: reduzir as cargas internas geradoras de calor como equipamentos eletrônicos e lâmpadas. “Se possível, use lâmpadas de LED, já que as incandescentes geram muito calor. Com essas dicas, além de tornar o ambiente mais fresco, é possível ainda economizar um pouco no consumo de energia”, ressalta.

  • Sobre o Cesuca – Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do Rio Grande do Sul. Está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2018, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cesuca.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

@XCOM Agência de Comunicação Cesuca