Sinqia vai impulsionar os pagamentos instantâneos por meio do PIX



Empresa lançou oficialmente seu sistema de pagamento instantâneo SPI e prevê o lançamento do PSTI usando plataformas de nuvem Microsoft Azure


Enviado por:Laura Sanders
Empresa líder em transformação digital do setor financeiro no Brasil, a Sinqia encabeça o movimento que permitirá a implantação do sistema de pagamentos instantâneos no País, nomeado como PIX. Por meio do fornecimento da infraestrutura de conexão ao Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI e PSTI, está ainda em fase de homologação) do Banco Central (Bacen), a companhia está auxiliando os principais players do mercado para que possam realizar transações financeiras em até 10 segundos.

Lançado em fevereiro deste ano e com operação prevista para novembro, o PIX possibilitará a transferência eletrônica de valores em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana. A modalidade virá em adição à transações como DOC, TED, boletos e cheques, mas com muito mais comodidade. 

Para o diretor de Inovação da companhia, Léo Monte, o arranjo significará um dos principais passos para a transformação digital nos meios de pagamento, com inúmeros benefícios ao setor. “Especialmente no momento em que vivemos, com a pandemia do novo coronavírus em que observamos uma mudança de comportamento e a latente necessidade das transações digitais, essa estrutura será transformadora. Reduz custo, tempo, cria oportunidade de novos modelos de negócio, novas experiência, além é claro de aumentar a comodidade e segurança”, reforçou.

Monte explica que a Sinqia já possuía tecnologias para fornecimento da infraestrutura às instituições bancárias e que já fornece há algum tempo sistemas que contemplam um ecossistema flexível e moderno, com todas as operações conectadas ao novo sistema Banco Central. "A companhia investe forte em pesquisa e desenvolvimento para entregar inovação ao mercado. Como uma das maiores empresas de tecnologia para o mercado financeiro do mundo estamos sempre acompanhando à frente as tecnologias emergentes", reforça. A participação no PIX é obrigatória para todas as  instituições financeiras e de pagamentos autorizadas a funcionar pelo Bacen com mais de 500.000 contas de clientes ativas. "Para os novos entrantes ou fintechs é uma boa oportunidade para entregar uma nova experiência de pagamento para seus clientes", completou.

Para infraestrutura de PSTI, a Sinqia usará a nuvem Microsoft Azure, que habilitou a construção de uma plataforma pela companhia. “Inovações como a que a Sinqia está trazendo ao mercado são fundamentais e, por meio da nossa plataforma de nuvem Microsoft Azure, pudemos contribuir para trazer a solidez, a confiança e a segurança tão necessárias para o lançamento de uma solução tão disruptiva quanto essa”, afirma Priscyla Laham, vice-presidente de canais e vendas para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil.

Neste mês, está prevista a divulgação da base de lançamento pelo Bacen. Em junho começam os testes oficiais para homologação dos participantes do PIX. A liberação do sistema para todos está prevista para 16 de novembro.  A Sinqia já realizou testes de conexão com o Bacen em um banco de grande porte que foram concluídos com sucesso, o que confirmou a escolha da empresa como provedora do PIX. Qualquer banco ou financeira pode solicitar o teste com a empresa, que oferece um produto operacional completo, com painel de controle para web e mobile, facilitando a gestão por parte dos bancos.

A Sinqia está por trás dos softwares dos principais bancos tradicionais, digitais e fintechs, além de fundos, entidades previdenciárias e de consórcio. O trabalho na implantação do PIX é mais uma das ações de investimento de inovação da companhia, que ainda trabalha para o desenvolvimento de um ecossistema de serviços para agregar às novas funcionalidades que serão desenvolvidas a partir da implantação do PIX.  Em 2020, a companhia prevê investimentos em inovação, por meio da parceria com a Darwin Startups, ecossistema de aceleração focado em Fintechs, Insurtechs, Big Data & Analytics e TI & Telecom, e do laboratório de inovação da empresa Torq.

Sobre a Sinqia

A Sinqia é principal provedor de tecnologia e inovação para o setor financeiro no Brasil. Oferece quatro plataformas de softwares (Sinqia Bancos, Sinqia Fundos, Sinqia Previdência e Sinqia Consórcios) e duas de serviços (Sinqia Outsourcing e Sinqia Consulting). Desde 2005, executa uma estratégia de consolidação que resultou na liderança do setor após 14 aquisições. É uma das empresas que mais crescem no Brasil e, em 2017, 2018 e 2019 foi eleita uma das 100 maiores Fintechs do Mundo, de acordo com a IDC. Além disso, sua excelência em governança levou a companhia ao Novo Mercado da B3, um grupo seleto de empresas na bolsa.