Instituto Paranaense de Reciclagem promove webinar

Instituto Paranaense de Reciclagem promove webinar com especialistas nacionais para debater o futuro da logística reversa e da reciclagem


Evento online que acontece na próxima terça-feira (16) terá como convidados o advogado Fabrício Soler e o engenheiro Edy Merendino

O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), em parceria com o Sistema Fiep, promoverá na próxima terça-feira (16), às 17 horas, o webinar “Desafios e perspectivas para a reciclagem e logística reversa no pós-pandemia”. Durante o evento, dois convidados debaterão o cenário atual e as principais transformações para o segmento logística reversa de embalagens no Brasil após a pandemia do Coronavírus.

O advogado Fabrício Soler é sócio da Felsberg Advogados Associados, professor e consultor especializado em temáticas ambientais e na gestão de resíduos sólidos. Já o engenheiro Edy Merendino atua como consultor independente de sustentabilidade através da Plataforma E2 e é secretário executivo da Plataforma Reciclar pelo Brasil, programa colaborativo de iniciativas de reciclagem pelo país.

A logística reversa é um dos instrumentos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos que é baseado em um conjunto de iniciativas e ações que visam viabilizar a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Neste sentido, o trabalho do InPAR é desenvolver projetos, programas e planos de trabalho específicos que possam ir ao encontro da temática.

“Esse webinar é uma ótima oportunidade para apresentar o atual cenário da gestão de resíduos sólidos e da logística reversa, bem como a importância de sua discussão em meio à pandemia do Coronavírus. A logística reversa e a reciclagem são temas que influenciam o cotidiano não apenas de indústrias e grandes empresas, como também de profissionais envolvidos na cadeia, bem como toda a população”, afirma o membro do Comitê Técnico do InPAR, Paulo Moura.

A transmissão gratuita acontecerá ao vivo no canal do YouTube do InPAR e é destinada a profissionais e especialistas de temas relacionados à gestão de resíduos sólidos, reciclagem e meio ambiente e demais interessados no tema.

Sobre o InPAR

O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) é uma instituição que tem o propósito de operacionalizar um sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo, visando atender a legislação vigente no âmbito estadual e federal. Fundado por seis sindicatos industriais (Sincabima, Sindicarne, Sindiavipar, Sinduscafé, Sinditrigo e Sipcep), com o apoio da Fiep.