MANCHETES

audima

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Sorridente, primeira-dama francesa assiste a apresentação de surf em Biarritz


A primeira-dama francesa, Brigitte Macron, ao lado de um grupo de surfistas em Biarritz(Foto: Reuters)


As primeiras-damas do G7, incluindo a esposa do presidente Emmanuel Macron, Brigitte Macron, participaram na manhã desta segunda-feira (26) de um evento que promove a preservação dos oceanos e da água e aplaudiram exibições de surfe e de resgate marítimo feitas por jovens.

Sorridente e descontraída, a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, anfitriã da reunião de cúpula em Biarritz, buscou destacar as iniciativas locais a favor dos oceanos e não conversou com os jornalistas.

Ao mesmo tempo em que ela realizava a visita, seu marido, o presidente francês, Emmanuel Macron, condenou as declarações "extraordinariamente desrespeitosas" de seu colega brasileiro, Jair Bolsonaro, sobre sua esposa. Ele se disse "triste por ele e pelos brasileiros".

A imprensa francesa reproduziu o post de um internauta que compara as fotos de Michele Bolsonaro e Brigitte Macron, dizendo que o francês estaria com inveja. Bolsonaro respondeu ao simpatizante: “não humilha o cara. KKKKK”.

Ignorando a polêmica, a primeira-dama francesa e a americana, Melania Trump, encontraram-se com dois campeões de surfe.Também participaram do encontro Akie Abe, mulher do japonês Shinzo Abe, Cecilia Morel, esposa do chileno Sebastián Piñera e Jenny Morrison, mulher do premiê australiano, Scott Morrison.

"É o tempo ideal para aprender hoje!", disse em inglês Pauline Ado, uma surfista profissional francesa de 28 anos, que vive em Anglet, exibindo trajes de surfe "ecológicos".

As primeiras-damas aplaudiram com empolgação as manobras das duas jovens que surfaram dividindo a mesma prancha na praia em Biarritz, famosa por suas ondas. Em seguida, elas ouviram crianças falarem da necessidade de preservar o oceano e os recursos hídricos.

Conscientização ecológica

Philippine, de 7 anos, afirmou que "se cada um fabricar seu próprio sabão, não colocamos produtos químicos e eles não vão para o mar depois". Léo, de 11, explicou para Melania Trump que teve a ideia de colocar um temporizador no chuveiro para não gastar muita água. "Elas preferem ter um carvalho ou um pinheiro?": as crianças de Biarritz entregaram uma pequena árvore para cada primeira-dama.

"Esta pequena árvore é uma tocha que as crianças transmitem a vocês para que sejam porta-vozes da preservação dos oceanos e do planeta", disse Sophie Mauriac, da associação Water Family. "Obrigada, crianças, graças a vocês, os adultos estão avançar", agradeceu Brigitte Macron, antes de levar as visitantes para um almoço com vista para o mar.