Datafolha: metade dos eleitores veem possibilidade de nova ditadura - JORNAL DE IBAITI

Datafolha: metade dos eleitores veem possibilidade de nova ditadura

Instituto também mediu que parcela "linha dura" da sociedade cresceu nos últimos quatro anos



O instituto Datafolha divulgou novos dados da pesquisa realizada entre a quarta-feira 17 e a quinta 18 que mostram um expectativa alta dos brasileiros sobre a possibilidade de uma nova ditadura no País. 

De acordo com o levantamento, 50% dos entrevistados declaram haver essa possibilidade. Em fevereiro de 2014, a porcentagem era de 39%. 

Esse horizonte é rechaçado por 42% dos eleitores. Antes, eram 51%. Entre os eleitores de Haddad, 75% dizem haver essa possibilidade. Entre os que votam em Bolsonaro, 65% descartam essa hipótese. 

O instituto também revela que há ma grande parcela adepta de opiniões antidemocráticas. Entre os entrevistados, 41% defendem uma "intervenção em sindicatos". Outros 32% concordam com a prisão de suspeitos de crimes sem autorização da Justiça. 

Embora 61% dos eleitores se declarem contra da extinção de algum partido, 33% acham a medida coerente. Além disso, 23% defendem cesura a jornais, rádios e TV imposta pelo governo.

O Executivo também deve ter o poder de fechar o Congresso Nacional para 21% da população. Outros 16% concordam com a tortura. Por fim, 43% acreditam que o governo brasileiro tenha o direito de controlar o conteúdo nas redes sociais. 

CONVERSAÇÃO