Rihanna e o temido retorno das sobrancelhas ultrafinas - Jornal de Ibaiti

Rihanna e o temido retorno das sobrancelhas ultrafinas

A cantora aparece na capa da edição britânica da ‘Vogue’ com um visual que indica o regresso da pinça depilatória. Marlene Dietrich e as atrizes dos anos noventa serão novamente referências de beleza?






Dizem que as sobrancelhas são a marca da década. A tirania da depilação que marcou os anos noventa deu lugar à naturalidade dos pelinhos que crescem sem controle com um resultado infinitamente mais lisonjeiro. Os produtos para escurecê-las ou para deixá-las mais espessas foram multiplicando as vendas até se tornarem um item essencial na nécessaire de muitas mulheres. A marca Benefit, por exemplo, vende um produto de sobrancelha a cada três segundos no mundo. Mas tudo isso foi abalado com a chegada da edição de setembro da edição britânica da revista Vogue. Rihanna protagoniza fotos que auguram o pior: as sobrancelhas (muito) finas podem retornar. As mesmas que, a propósito, Lady Gaga exibe no trailer do esperado filme Nasce Uma Estrela.



O visual, idealizado pela maquiadora Isamaya Ffrench para a Fenty Beauty (a bem-sucedida linha de cosméticos da cantora), chama toda a atenção para o olhar criando sobrancelhas superfinas, muito arqueadas e destacadas, como se estivessem pintadas com marcador preto. Os lábios cor de vinho e escuros que finalizam a proposta lembram inevitavelmente Gwen Stefani na década de 1990. Também vêm à mente as sobrancelhas que Angelina Jolie, Megan Fox e Jennifer Aniston exibiam naquela época e que se inspiraram diretamente no estilo que estava na moda nos anos trinta que, por sua vez, remetiam às linhas ultrafinas da década de 1920. Marlene Dietrich e Anna May Wong serão novamente referências de beleza?



Como explica a Teen Vogue, as sobrancelhas arqueadas e delineadas com lápis estão intimamente associadas à cultura e à estética Chola, a tribo urbana de Los Angeles que invadiu as passarelas. Um visual das ruas imitado por Selena Gomez, Taylor Swift, Nicki Minaj, novamente Gwen Stefani e, claro, pela própria Rihanna. Argolas grandes, estampa de leopardo, roupas justas e maquiagem forte são algumas de suas marcas registradas. Assim como unhas muito compridas e pontiagudas, o mesmo estilo de manicure que a cantora de Barbados usa há muito tempo. Esta conexão é refletida na coleção para o próximo outono-inverno assinada por Faustine Steinmetz, que optou por delinear as sobrancelhas de suas modelos por cima de sua forma natural, finalizando com unhas postiças de vários centímetros de comprimento.

Embora a aposta por este tipo de maquiagem e sobrancelhas finas provavelmente não seja generalizada (ainda), Rihanna não dá ponto sem nó, e sua aparição nesta capa pode ser o prelúdio de um kit para sobrancelhas finas criado por sua marca Fenty. A ideia é usar um pigmento que cubra o pelo natural para depois pintar um traço fino e arqueado. As pinças para depilar deveriam ser descartadas para evitar sustos (embora já saibamos que o ser humano é o único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra, e não parece que tenhamos aprendido com os erros estéticos dos anos noventa).

Enquanto especialistas em beleza insistem na importância de sobrancelhas bonitas para destacar o olhar e modular a expressão facial, a proposta de Rihanna é difícil de defender além das licenças criativas de uma capa de moda. "Se estão bem desenhadas, dão estrutura e equilíbrio ao rosto. Além disso, suavizam a expressão. É por isso que Cinderela tem sobrancelhas grossas, enquanto a madrasta e suas irmãs possuem sobrancelhas finas", dizia Damone Roberts, o mago das sobrancelhas. Ou seja: Cara Delevingne com suas sobrancelhas espessas seria Cinderela, e Rihanna representaria o olhar perverso de sua madrasta. Em vista de como a primeira está desaparecida da indústria da moda e dos passos gigantes de Rihanna como referência estética millennial e rainha da indústria de cosméticos, o prognóstico não parece nada animador. Talvez a melhor coisa seja aceitá-lo e começar a se preparar para o temido retorno de sobrancelhas ultrafinas.

Compartilhe:

 
Copyright Editora MR 2007 © Jornal de Ibaiti. Designed by OddThemes