Saúde oferta curso técnico em enfermagem - Jornal de Ibaiti

Saúde oferta curso técnico em enfermagem

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do Paraná poderão se qualificar como técnicos de enfermagem. 


O curso terá duração de 24 meses e será oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 17 de julho. Para se inscrever, os agentes precisam ter ensino médio completo e trabalhar nos municípios da área de abrangência das 22 Regionais de Saúde do Estado. A previsão é de que as aulas comecem em 17 de agosto. 

Como explica o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, a ideia é oferecer às equipes que atuam como agentes comunitários mais uma opção de qualificação dentro da sua área de trabalho. “A excelência no atendimento à saúde passa pela formação das equipes. Um profissional capacitado e atualizado consegue atender a população com mais resolutividade e qualidade”, diz o secretário. 

O curso será realizado na modalidade presencial, com turmas descentralizadas em 25 municípios paranaenses. No total, serão 1.800 horas de aula, divididas em três módulos. Nos dois primeiros, o agente recebe formação e qualificação como auxiliar de enfermagem e no terceiro formação profissional como técnico. O aluno só terá direito a certificação como técnico em enfermagem se for aprovado nos três módulos que compõem o curso.

Entre as disciplinas que serão ministradas estão saúde coletiva; enfermagem em saúde mental; relações humanas, ética e bioética; enfermagem cirúrgica; saúde do idoso; urgência e emergência; cuidados a pacientes em estado grave; saúde da mulher e educação em saúde.

PROFESSORES – Para ministrar as aulas do curso, a ESPP abriu um processo de credenciamento de professores. Serão credenciados enfermeiros que atuam no serviço público, iniciativa privada e profissionais autônomos, devidamente registrados no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). As inscrições vão até o dia 13 de julho. 

A diretora da ESPP, Ana Lúcia do Nascimento Fonseca, explica que o credenciamento será feito a partir da análise de diversos critérios, entre eles a experiência profissional do candidato. Os docentes selecionados para ministrar as aulas serão acompanhados durante todo o período do curso pela Escola de Saúde Pública do Paraná. “Para garantir a qualidade do ensino durante o curso técnico em enfermagem, antes do início das aulas os docentes passarão por uma capacitação pedagógica. A ESPP também realizará o acompanhamento e avaliação da prestação do serviço dos docentes durante todo o curso”, diz Ana Lúcia. 

Os editais de inscrição para o curso técnico em enfermagem para agentes comunitários de saúde e para credenciamento de professores estão disponíveis na página da Escola de Saúde Pública do Paraná.

Compartilhe:

 
Copyright Editora MR 2007 © Jornal de Ibaiti. Designed by OddThemes